Os jornais são o ponteiro dos segundos no relógio da história. Na maioria das vezes, porém, além de ser fabricado com metais menos nobres do que o dos outros ponteiros, raramente funciona de modo correto.
A grande massa pensa muito pouco, porque lhe faltam o tempo e a prática necessárias. Porém, assim conserva por muito mais tempo seus erros; por outro lado, não é, como o mundo dos eruditos, um catavento comandado pela rosa-dos-ventos, que muda diariamente de opinião. E isso é muito bom: pois imaginar a grande de pesada massa num movimento tão rápido é um pensamento assustador, sobretudo quando se leva em consideração tudo o que poderia arrebatar e derrubar com suas mudanças.
"A vontade é o elemento fundamental a fim de trazer o sentido das coisas e do mundo. É essa união entre o corpo e o sentimento, que proporciona a essência metafísica elementar: a vontade da vida."
SCHOPENHAUER, Arthur. In 'O Mundo como Vontade e Representação'.
A erudição me parece comparável a uma couraça pesada, que de fato faz com que o homem forte seja invencível, mas constitui um peso para o fraco, que sucumbe totalmente a ele.
"Não há nada fixo na vida fugitiva:nem dor infinita,nem alegria eterna,nem impressão permanente,nem entusiasmo duradouro que possa durar toda a vida!Tudo se dissolve na torrente dos anos."
A pena representa para o pensamento o que a bengala representa para a caminhada; mas o passo mais ágil é o que se dá sem bengala, e o pensamento mais perfeito, o que se completa sem a pena. Somente quando começamos a envelhecer é que nos servimos de bom grado da bengala e da pena.